As auditoras do Tribunal de Contas da União, Vivian Andrade Viana, Odete Baeta Cavalcante e Luciana Rodrigues estiveram em Pará de Minas para conhecer melhor o trabalho do Conselho Municipal de Saúde. Os serviços realizados por esse conselho serviram de base para a elaboração de uma cartilha para os Conselhos Municipais de Saúde de todo o Brasil que deverá começar a circular no final deste ano.
Segundo a auditora, Luciana Rodrigues, o tribunal está desenvolvendo um trabalho de implementação dos movimentos populares de controle social.
O conselho de Pará de Minas foi indicado com um conselho de referência de boas práticas que podem ser aproveitadas por conselhos de todo o Brasil. Então, estamos conhecendo esses conselhos para passar para todos do Brasil. Ficamos muito impressionadas com o trabalho atuante, onde os conselheiros estão capacitados, são bem atuantes e estão cumprindo o papel não apenas de fiscalizar, mas também de participar da formulação da saúde na cidade, explicou Luciana.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fausto José Conceição de Abreu a visita mostra como o conselho da cidade tem sido modelo.
Através dessa visita, estamos passando os nossos trabalhos para eles. A visita é muito importante, por sermos modelo para todo o Estado e país. Estamos fazendo a nossa parte e estamos felizes, por sermos reconhecidos. Isso para nós é a melhor coisa, ressalta Fausto.