Nos últimos dias, o Santuário da Piedade recebeu um novo padre, natural da cidade de Itapecerica/MG. Trata-se de padre Hedvan Richardson, 28 anos, ordenado sacerdote há poucos mais de um mês. À reportagem GP ele demonstrou grande entusiasmo ao falar de catolicismo, família e até mesmo de sua nova missão que será desenvolvida em Pará de Minas. O jovem padre recebeu a reportagem GP no Santuário, onde falou um pouco de sua vida.
O CHAMADO - “A religião entrou em minha vida, desde muito cedo. Venho de uma cidade histórica tradicional muito religiosa, onde, desde criança, atuei como coroinha; depois, como sacristão e membro da equipe de liturgia. Venho também de uma família extremamente católica, o que por sinal é muito comum em Minas Gerais, Estado que apresenta traços de religiosidade muito fortes. Isso foi, então, brotando cada vez mais no meu coração e me despertando para a vida religiosa. Quando dei por mim já estava fazendo os encontros vocacionais e, em 2001, entrei para o seminário. Recebi o chamado de Deus e decidi com muita fé e amor consagrar toda a minha vida a Jesus Cristo. Nesses 8 anos, fiz os cursos que são necessários para se tornar padre, como Teologia e Filosofia. Me ordenei diácono, no dia 15 de fevereiro deste ano, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis/MG. Fui nomeado por dom José Belvino, que até então era o bispo, para exercer o meu estágio diaconal na cidade de Pitangui/MG, na paróquia Nossa Senhora do Pilar. Fiquei lá durante 9 meses. Fui ordenado sacerdote no dia 31 de outubro deste ano, na igreja matriz de São Bento, na cidade onde nasci (Itapecerica). O curioso é que foi na mesma igreja em que os meus pais se casaram, onde fui batizado, recebi a 1ª comunhão e fui crismado”.
PARÁ DE MINAS - “No dia 27 de novembro, fui enviado para Pará de Minas, cidade que eu conhecia muito pouco. Vinha aqui apenas para alguns trabalhos pastorais. Apesar de estar aqui há pouco tempo, tive um ótima impressão da cidade. O que ouvi falar é que aqui existe um povo piedoso e fervoroso. Durante a missa em que fui apresentado, pude perceber que o povo daqui busca muito a Deus. Achei interessante que era um dia de semana e a igreja estava repleta. Isso sem falar na acolhida que tive, com muito carinho. Estou muito feliz de estar aqui. Sou padre novo, com apenas 10 meses de ordenação, e fui enviado a esta cidade, considerada uma das principais da Diocese. Então, o desafio de evangelizar aqui também é muito grande. Sempre me identifiquei muito com os jovens e também com o movimento da Renovação Carismática Católica. Posso adiantar que o meu sacerdócio vai ser voltado para a evangelização dos jovens”.
NATAL - Aproveitando que estamos no mês de dezembro, nos preparando para o Natal, gostaria que cada família cristã pudesse realmente receber o Menino Deus. Que ele nasça em todos os corações e todos os lares, trazendo a todos muita alegria, paz e, principalmente, muita fé, pois com Deus podemos vencer tudo”.
* Para ver imagens desta entrevista, acesse o GPTV, através do site
www.gazetaparaminense.com.br