Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2044
05/11/2024


Notícias
Notícias

Cidade passa a integrar a maior plataforma de ensino à distância do Brasil - 23/07/2015

 Com a chamada Economia do Conhecimento, o mercado exige, cada vez mais, profissionais qualificados, mas nem todos os municípios estão prontos para esse desafio. Para potencializar o ensino à distância, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) criou a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O projeto alcança mais de 360 municípios e soma quase 700 mil alunos certificados, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet, posicionando Minas Gerais como um dos Estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital do país. Responsável pela instalação de um pólo da universidade no município, o deputado federal Eduardo Barbosa explicou à reportagem G.P. que Pará de Minas vive a necessidade de buscar novos meios para qualificação da sua gente. Veja.
“O investimento em tecnologia é o melhor caminho”, afirma o deputado federal pará-minense.
Na Uaitec, os cursos são gratuitos e o aluno tem a opção de fazer as aulas em casa. A carga horária é variada e para participar basta ter um computador com acesso à internet. Já aqueles que não têm o recurso podem utilizar os laboratórios da universidade que funciona de 2ª a 6ª feira, das 8H às 17H. Eduardo Barbosa acrescentou que a Uaitec é uma ótima alternativa para este atual cenário de insegurança econômica.
“O certificado de conclusão dos cursos é autenticado pelo governo de Minas. Com isso, as pessoas que estão em busca de uma melhor colocação profissional terão um documento reconhecido no mercado de trabalho. Isso pode fazer toda a diferença”.
Nessa 1ª fase, a Uiatec já está oferecendo vários cursos gratuitos de inclusão digital. Confira: Como Usar a Internet, Introdução à Informática, Excel, PowerPoint, Web Design, AutoCad, entre outros. Os interessados podem fazer a matrícula pelo portal http://www.inclusaodigital.mg.gov.br, pelo fone 3231-7718 ou pessoalmente na unidade, localizada no bairro João Paulo II, no prédio do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva que fica atrás do parque de exposições.

Mais da Gazeta

Colunistas