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ANO 41 - Nº 2054
17/01/2025


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COMO VAI O SAMU, APÓS A INAUGURAÇÃO? - 06/07/2017

A reportagem GP conversou com o secretário executivo do Samu, José Márcio Zanardi, que fez para os leitores desta GAZETA um balanço das atividades que ele vem realizando na cidade, desde a sua inauguração, há um mês. Confira.

“A população de Pará de Minas está acessando o serviço; tivemos cerca 52 ocorrências atendidas pela USB - Unidade de Suporte Básica, tripulada por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Essas chamadas foram passadas imediatamente para Divinópolis/MG, onde eles acionam a unidade local com sua equipe para dar atendimento. Nosso tempo médio entre a ligação e a chegada da ambulância ao local de atendimento é de dezenove minutos, mas há casos que podem demorar mais e casos que podem demorar menos, devido às condições viáveis que temos na região. Foram 32 atendimentos por causas clínicas, 17 por causas traumáticas e 3 por causas psiquiátricas. Comparando com dois consórcios próximos, Barbacena/MG e Varginha/MG, estamos dentro daquilo que era esperado. Dessas ocorrências que nós tivemos, cerca de 12% foram resolvidas no próprio local do atendimento, aplicando medicamento, realizados procedimentos, dado um ponto, feito mobilização e a pessoa ficou no próprio local. 17% foram resolvidas por atendimento pelo telefone em que o médico orienta a pessoa no lugar que ela está para fazer um determinado procedimento, ensinando como fazer, resolvendo então o problema por telefone. É um padrão de atendimento de 1° mundo”, comemora José Márcio.

DIFERENTE DE BOMBEIROS E ANJOS? – “O Samu, diferentemente dos bombeiros e dos Anjos do Asfalto, é um atendimento na área de saúde, pré-hospitalar. Os bombeiros e os anjos trabalham normalmente em situações em que a pessoa precisa de um resgate, levando o paciente para uma UPA ou PA, já que eles não possuem medicamentos. Portanto, quando a pessoa tiver uma urgência médica, pode acionar o Samu e, se for necessário o apoio de um bombeiro, nós o acionaremos. É só ligar para o 192 que o técnico atende a ligação, registra a ocorrência e passa imediatamente para o médico que, vendo a situação, vai dar uma orientação ou empenhar uma das ambulâncias para dar um socorro.”

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