Recentemente, dois novos projetos foram lançados na cidade: o projeto Sanitaristas Mirins, através da secretaria de educação, e o Aprendiz Legal, através da secretaria de ação social. A reportagem GP explica o objetivo de cada um deles. Confira.
SANITARISTAS – Em parceira com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto Sanitaristas Mirins, criado pelo Ima - Instituto Mineiro de Agropecuária, tem como objetivo fornecer informações sobre a sanidade agropecuária e gerar novos comportamentos nos alunos do ensino fundamental. Ele visa fornecer aos estudantes informações sobre saúde, prevenção de doenças e o papel importante que eles têm na vigilância sanitária. De acordo com o supervisor de educação sanitária da coordenadoria regional do IMA da cidade de Bambuí/MG, Hélcio Chaves, que ministrou uma palestra para alunos locais, esse trabalho serve de referência para vários institutos de agropecuária do país, uma vez que os próprios alunos podem ser multiplicadores da ideia.
APRENDIZ – Esse programa da Fundação Roberto Marinho é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, contribuindo para a sua formação. O Aprendiz Legal legitima a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade dos jovens, especialmente os menos privilegiados. Segundo o coordenador do projeto, Jonacir Dadalto, as empresas devem dar oportunidade aos jovens, pois isso é bom para a empresa e para o jovem. A Ascipam - Associação Empresarial de Pará de Minas, abraçou a causa e se tornou parceria desse programa. A Secretaria irá atender a 50 jovens, de 14 a 17 anos, que estejam estudando de preferência em escolas públicas.