Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

INAUGURADO O PACE LOCAL - 05/04/2018

 Foi inaugurado no dia 20 de março, na Ascipam, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual– Pace. Trata-se de uma parceria firmada entre Ascipam, Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Minas Gerais e tem como objetivo ajudar pessoas a solucionar conflitos de questões empresariais que ainda não foram levadas ao judiciário. A reportagem GP conversou com aa juíza Zulma Góis, substituta dacoordenadora do Cejusc, a também juíza Herilenede Oliveira Andrade. Informe-se.
“Eu sei que a doutora Herilene, assim como eu, deslumbra dessa solução de conflitos sociais, o acordo, a conciliação. Essa iniciativa vai permitir que um número indeterminado em questão de demanda seja ajuizado e chegue ao judiciário, pois o acordo é feito aqui e o juiz apenas homologa, se for o caso. Não se está vedando acesso à justiça, mas impedindo o crescimento sempre progressivo de demandas judiciais, por questões banais e fáceis de resolver. Solicito que todos os advogados apóiem essa iniciativa, que não ameaça mercado de trabalho de ninguém. A negativação pode gerar efeitos danosos, como restrições ao crédito. Isso fica bem claro todo dia no fórum com demandas que poderiam ser resolvidas fora, sem chegar ao judiciário. A Ascipam está de parabéns e o que pudermos fazer vamos fazer. O Tribunal de Justiça já deu suporte, qualificando conciliadores e estamos vendo como funciona na prática,” resume doutora Zulma, como ela é mais conhecida.

BALCÃO DE COBRANÇAS - Para finalizar, a reportagem GP conversou com o diretor jurídico da Federaminas, Carlos Alberto Moreira Alves. Confira.
“O Pace tem tido um retorno muito bom para os empresários nas localidades em que ele tem sido instalado, pois ele busca essa simplificação e solução das pequenas demandas do dia a dia dos empresários. Muitas vezes, o judiciário da cidade acaba se tornando quase que um balcão de cobranças e o Pace dá exatamente essa vazão nas pequenas demandas e você vai resolvendo de forma mais prática os problemas do dia a dia,” conclui Carlos.

PONTUALIDADE - A reportagem GP conversou também com o presidente da Ascipam, José Misael de Almeida. Veja.
“Sei da responsabilidade da Ascipam e o nosso propósito é agilizar os trabalhos. Aqui será diferente. Se for agendado às quinze horas, o cliente será atendido as quinze horas. Já estamos com nossos profissionais com certificado para fazer bem feito. O que a Ascipam está fazendo nada mais é que ajudar ao associado,” garante Misael.

Mais da Gazeta

Colunistas