Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1957:

QUANDO MÁQUINAS E PESSOAS VIRAM UMA COISA SÓ

Um dia antes da volta às aulas, os professores daquela renomada escola infantil participaram de um encontro, dentro do próprio estabelecimento de ensino, com as duas jovens diretoras. Era o 3º ano de trabalho daquela escola onde, em torno de quarenta por cento dos professores eram novos. A diretora de óculos foi a 1ª a falar, após saudar a todos:

- Os professores que já caminharam com a gente nos dois 1º anos já sabem bastante de nossa metodologia e filosofia. Como quase metade de nossos mestres foi renovado, para continuarmos evoluindo tornou-se necessário falar de coisas que já falamos, nos inícios dos dois anos anteriores. 

A diretora sem óculos, ao receber o olhar da outra diretora, começou a falar:

- Diante disso, é bom frisar, como disse Herbert Marshall McLuhan, que “as crianças de hoje, bem como nossos alunos, não têm apenas pais e professores a influenciá-las. Todas elas estão expostas ao mundo inteiro, o tempo todo”. Segundo esse americano, vivemos em uma verdadeira e única aldeia global. Portanto, senhores professores, não podemos continuar a ver nossos alunos como entes separados da tecnologia. Por isso, é importante que cada um de vocês saiba usar a tecnologia dentro desta escola, o tempo todo, querendo ou não, porque as crianças vão exigir isso de vocês e não podemos decepcioná-las. Se, em algum momento, elas sentirem que a nossa escola está no tempo das cavernas, elas vão fazer de tudo para sair daqui. E olha que elas sabem como ninguém influenciar seus pais...

Nessa hora, a diretora de óculos voltou a falar:

- Claro que todos vocês, novatos, ao serem admitidos nesta escola, passaram por um teste de tecnologia e estão aptos a exercer o cargo. Porém, pode surgir uma ou outra situação em que vocês terão dúvidas e isso é normal. Nessas horas, nos procurem e coloquem o problema que nós acionaremos o nosso gestor de TI, que quer dizer Tecnologia da Informação, para socorrer vocês, ok?

Aí, a diretora loura encerrou o início da apresentação:

- Como escreveu a filósofa alemã Hannah Arendt “não podemos continuar a nos ver como entes separados da tecnologia. Nesta Nova Era, as máquinas fazem parte de nós. São extensões de nossos corpos. E é por meio delas que percebemos, não só o mundo, mas também a nós mesmos!”

E você, está acompanhando tudo isso que está acontecendo, nas escolas?

UMA BOA LEITURA!

O editor GP escreve mais uma crônica: “HOMEM DE VERDADE NÃO TRABALHA PARA OUTRO HOMEM”


Mais da Gazeta

Colunistas