BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”! |
O editor GP escreve mais uma crônica:* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).
Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1961:
FAZER O QUE É CERTO OU O QUE É CONVENIENTE?
Durante um agradável almoço familiar, ao ar livre, um padre, que também fazia parte daquela família, celebrou uma comovente missa em ação de graças, pelos 80 anos de vida da matriarca. Durante o delicioso e farto almoço, que teve até banda de MPB - Música Popular Brasileira ao vivo, o padre aproximou-se de uma sobrinha, tida como socialista e ateia, e perguntou à queima-roupa:
- Continua petista e sem fé em Deus?
A moça virou-se, um pouco assustada, mas manteve a linha, dando a seguinte resposta:
- Não sou petista, sou socialista. É diferente! Desejo a igualdade entre a maioria das pessoas, sem distinção de raça, sexo e nível, ou melhor, desnível social. Exatamente como a igreja católica deveria ser. Ou seja, mais prática do que teórica.
O padre sorriu e disse:
- Espertinha, hein? Sempre com a resposta na ponta da língua!
A sobrinha não deixou por menos:
- Sempre! Mas o senhor também me questionou sobre a minha fé em Deus e eu não lhe respondi ainda. Sou ateia, como o filósofo holandês Spinoza, que nunca deixou de crer na existência divina. Mas confesso que eu deixei de ser católica, apostólica e romana, como me ensinou minha mãe. Portanto, se deixar de ir às missas é ser ateia, eu sou. Mas gostaria de saber: sou pecadora por não estar seguindo uma religião?
Diante da seriedade do que acabara de ouvir, o padre deixou as brincadeiras de lado e também falou sério:
- Veja bem, pelo que eu sei do seu comportamento em relação aos outros seres humanos - seus pais já me contaram - eu lhe diria, com certeza, que você não é uma pecadora. Ter deixado de ser católica, apostólica romana - como você mesmo disse - não é nenhum pecado. E por você sonhar e lutar por uma sociedade mais justa, eu diria que você é uma cristã exemplar e a maioria das religiões são cristãs, porque pregam Cristo. Então, você não é pecadora, pois segue o que pregou Jesus!
A moça nada mais disse, diante da tão bela e elevada citação. Entretanto, o tio padre concluiu:
- O orador romano Cícero muito lutou para destruir a ideia de que as pessoas, às vezes, precisam sacrificar o fazer o que é certo, em prol de fazer aquilo que é conveniente. Diante disso, estou alegre de saber que você, ainda jovem, já entendeu que fazer o que é certo é, e sempre será, o que é conveniente...
E você anda fazendo na vida apenas aquilo que é conveniente?
UMA BOA LEITURA!
QUAL SERIA A DIFERENÇA DE IDADE IDEAL, ENTRE UM CASAL?