A cada dois anos, o PNUMA - Programa das Nações Unidas, promove um encontro de crianças e jovens de diversas partes do mundo, com idades que variam entre 10 e 14 anos. Trata-se do Tunza - Conferência Internacional das Crianças para o Meio Ambiente que acontece duas vezes por ano, desde 2003, em diferentes lugares do mundo. Essa conferência se baseia na Agenda 21, documento elaborado durante a Eco-92 e traz um planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável, incompatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. Tem como objetivo motivar e incentivar nas crianças a atenção, o cuidado, e o desenvolvimento de propostas, idéias e iniciativas, para os desafios ambientais, através de trocas de experiências que contribuam para um mundo melhor. Além de proporcionar o desenvolvimento da amizade entre diferentes culturas e nacionalidades.
1ª VEZ - A próxima Tunza acontecerá em agosto deste ano, em Daejon/Coréia do Sul e trará uma novidade. Pela 1ª vez, uma criança brasileira irá representar a América Latina e o Caribe durante o encontro. Essa criança é a jovem pará-minense Marina Menezes Almeida, escolhida entre mil crianças do mundo todo, em Stavanger/Noruega, em 2008, quando ela cursava a 5ª série, no Colégio Unincor. Marina recebeu a reportagem GP, e contou sobre a conferência.
"Foi uma surpresa para mim. Tudo começou na escola, quando eu tinha de enviar uma carta para a Noruega. Duas outras alunas também enviaram.Aí, as cartas delas foram escolhidas, mas uma das meninas não foi