Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

INVERNO FAZ DIMUNIR DOAÇÕES DE SANGUE - 22/07/2021

Em meio a um cenário já complicado devido à pandemia de covid-19, um novo fator liga o alerta vermelho: a baixa nos estoques de sangue da Fundação Hemominas. A chegada do inverno é apontada como um dos motivos para procura reduzida por parte de doadores. Hoje, os estoques estão até 26% abaixo do ideal. Para não deixar que os estoques diminuam ainda mais, a Fundação Hemominas lembra à população mineira a importância da ida às unidades para realizar a doação de sangue. Muitas vezes o doador de sangue é o único meio de salvar uma vida, pois não há medicamento que substitua o sangue. Algumas das doenças características dessa época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. Nesses casos, é necessário aguardar trinta dias após o término dos sintomas respiratórios ou gripais para candidatar-se à doação de sangue. Outra situação que traz impedimento temporário ao doador de sangue é a infecção pela covid-19. Quem teve a doença precisa aguardar trinta dias após a completa recuperação para realizar uma doação. Já quem teve contato com pessoas que apresentaram o diagnóstico de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos pelo período de quatorze dias após o último contato com essas pessoas.

PRAZOS - Em relação às vacinas, os prazos são: * Coronovac/Sinovac: quarenta e oito horas; * Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz: sete dias; * Pfizer/BioNTech: sete dias; * Janssen-Cilag: sete dias; * Sputnik V: sete dias; * Covaxin/Bharat Biotech: quarenta e oito horas; * Moderna: sete dias; * No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de quarenta e oito horas após a vacinação.

* Mais informações no Banco de Sangue do HNSC (3233-5461), com Fabíola Nogueira, no perfil do Banco de Sangue, no facebook, no instagram Banco de Sangue HNSC ou pelo @hnscpm.


Mais da Gazeta

Colunistas