Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1931
Pará de Minas 18/08/2022


exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

AFINAL, ONDE ESTÁ A VERDADE SOBRE O “FECHAMENTO” DA COOPARÁ?

exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

WANDERCY CORREA STEIN, 85
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“A GAZETA sempre mantém a população pará-minense atualizada, com informações precisas!”
CARLOS ALBERTO DE MOURA MORATO, empresário.

Notícias Variadas

INVERNO FAZ DIMUNIR DOAÇÕES DE SANGUE

Em meio a um cenário já complicado devido à pandemia de covid-19, um novo fator liga o alerta vermelho: a baixa nos estoques de sangue da Fundação Hemominas. A chegada do inverno é apontada como um dos motivos para procura reduzida por parte de doadores. Hoje, os estoques estão até 26% abaixo do ideal. Para não deixar que os estoques diminuam ainda mais, a Fundação Hemominas lembra à população mineira a importância da ida às unidades para realizar a doação de sangue. Muitas vezes o doador de sangue é o único meio de salvar uma vida, pois não há medicamento que substitua o sangue. Algumas das doenças características dessa época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. Nesses casos, é necessário aguardar trinta dias após o término dos sintomas respiratórios ou gripais para candidatar-se à doação de sangue. Outra situação que traz impedimento temporário ao doador de sangue é a infecção pela covid-19. Quem teve a doença precisa aguardar trinta dias após a completa recuperação para realizar uma doação. Já quem teve contato com pessoas que apresentaram o diagnóstico de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos pelo período de quatorze dias após o último contato com essas pessoas.

PRAZOS - Em relação às vacinas, os prazos são: * Coronovac/Sinovac: quarenta e oito horas; * Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz: sete dias; * Pfizer/BioNTech: sete dias; * Janssen-Cilag: sete dias; * Sputnik V: sete dias; * Covaxin/Bharat Biotech: quarenta e oito horas; * Moderna: sete dias; * No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de quarenta e oito horas após a vacinação.

* Mais informações no Banco de Sangue do HNSC (3233-5461), com Fabíola Nogueira, no perfil do Banco de Sangue, no facebook, no instagram Banco de Sangue HNSC ou pelo @hnscpm.


Mais da Gazeta