Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1929
Pará de Minas 04/08/2022


exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

MAIS UMA VEZ, SEÇÃO GRITO POPULAR MOSTRA SUA FORÇA

exclusivo

UNIVERSO FAPAM

exclusivo

GERANDO PERGUNTAS

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

OLINDA MARIA STAIN, 81
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“O GP Jornal traz informações corretas, com toques de criatividade e alegria, fazendo agradável a leitura!”
DENY OSWALDO DE ALMEIDA LEITE, contador.

Notícias Variadas

QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA A FEBRE AMARELA?

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.

VACINAÇÃO - A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sus - Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde.

QUEM DEVE SE VACINAR? - A vacina é indicada para: * Crianças, ao completarem nove meses de vida, devem tomar uma dose; * Crianças, ao completarem quatro anos de idade, devem tomar a dose de reforço; * Pessoas de cinco a cinquenta e nove anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar uma dose; * Pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem cinco anos de idade devem tomar uma dose de reforço; * Quem já se vacinou dentro destes parâmetros não precisa se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida!

QUEM NÃO DEVE SE VACINAR? - * Crianças menores de nove meses de idade. * Mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade. * Pessoas com alergia grave ao ovo. * Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350. * Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia. * Pessoas portadoras de doenças autoimunes. * Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

IMPORTANTE - Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar. A vacina está disponível, durante todo o ano, nas mais de quatro mil unidades de saúde em todo Estado de Minas Gerais. É segura e gratuita, sendo disponibilizada pelo Sus. Procure a UBS - Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, seguindo as orientações de prevenção a covid-19, e leve o cartão de vacinação.


Mais da Gazeta