O GP Jornal realizou, no último dia 23, o 1º Grande Papo do ano, cujo tema escolhido pelos próprios alunos da EE Fernando Otávio e do Cesec Dona Afonsina foi Violência Contra a Mulher. Nesse Grande Papo, que foi o de número 242, os debatedores convidados foram a psicóloga Luciana Teixeira Batista e a vice-presidente do Conselho de Proteção as Mulheres de Pará de Minas, advogada Brenda Silva. Na abertura do evento, o público conferiu e aplaudiu a apresentação musical de Raissa Carvalho, que, em seguida, também foi convidada a compor a mesa debatedora. O debate agradou aos alunos e professores, que enviaram perguntas inteligentes e até pessoais à mesa. Após o debate, foi realizado o sempre animado Ganha Prêmio, com sorteio de brindes oferecidos por PLENA ALIMENTOS, COGRAN, escritor JOÃO MARTINS FERREIRA MELLO NETO e a própria GAZETA. Em seguida, a equipe GP, juntamente com as debatedoras e a cantora foram convidados a saborear um lanche oferecido pelos diretores das escolas anfitriãs, Alfredo Couto e Idalila Mara de Araújo Souza. Na oportunidade, a reportagem GP entrevistou as debatedoras e a cantora. Confira.
IMPORTANTE - “Foi excelente participar do Grande Papo, pois foi uma troca muito genuína a participação dos alunos e a organização do evento é excelente. Eu amei! O tema escolhido é super importante, já que a violência contra a mulher é um tema atual e necessário, principalmente no mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Então, ter pautado isso para os alunos foi essencial,” aplaude Brenda.
ATUAL - “Achei muito interessante ter participado do Grande Papo, como debatedora. Acompanho o Grande Papo, há muitos anos, na plateia, e hoje, como debatedora, e é um evento que tem que acontecer sempre, pois é muito informativo, bacana e os jovens gostam bastante! O tema foi polêmico, mas é um tema atual que tem que ser discutido, não no sentido de polarização mas para conscientizar as mulheres, para elas encontrarem ajuda, na necessidade dela,” avalia Luciana.
NÃO É NORMAL - “Foi muito bom ter participado, pois há neste evento muito conhecimento e espero que os estudantes continuem participando, pois vale muito a pena e teve ótimos debatedores e música boa. Precisamos dar mais importância para esse tema, pois é necessário frisar que a violência contra a mulher não é normal e, se acontecer perto da gente, temos que denunciar as pessoas que o estão praticando,” ensina Raissa.
A mesa debatedora: cantora Raissa Carvalho, advogada Brenda Silva, psicóloga Luciana Teixeira e o condutor do evento, jornalista Bié Barbosa