Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

23° Garra Profissional - 30/07/2009

A GAZETA realizou o 23° Garra Profissional - o mais importante e empolgante evento de Pará de Minas de todos os tempos - na noite de 30 de julho, revelando os 18 profissionais que, entre 90 Melhores Profissionais de 2009, ergueram as estatueta do Leitor Prateado, como exemplo de trabalho e promoção do progresso em Pará de Minas. Neste ano, as músicas que o compositor e cantor mineiro Marcus Viana dedicou a São Francisco de Assis foram o fio musical condutor do evento e emocionaram as mais de 600 pessoas que lotaram a praça de alimentação da Girus.



6º PROFESSOR APLAUSO SÔNIA MARIA MENDES MENDONÇA SOARES, casada com José Nilton Soares com tem 3 filhos - Thomás José, Frederico José e Thamiris Maria - é professora há 30 anos. Formou-se no magistério de 1º grau pela Escola Nossa Senhora da Piedade e em Matemática pela Universidade Católica de Minas Gerais. Depois, graduou-se em Matemática pela Faculdade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro e em Educação Matemática, Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Lecionou na Apae de Pará de Minas, no Curumin e na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, onde foi vice-diretora por 10 anos e leciona até hoje. Para ela, que se orgulha de sua profissão, o melhor lugar da escola é dentro de uma sala de aula.
MELHOR PROFISSIONAL NA SAÚDE/2009 CRISTIANE DOS SANTOS PAULINO, casada com o ex-prefeito Eli Pinto de Faria, é cirurgia-dentista especialista em saúde coletiva. Em 2009, Cristiane coordenou o setor de saúde bucal da prefeitura, destacando-se junto aos municípios de toda a microregião oeste, por sua organização nas ações e serviços prestados, quando participou dos programas do canal Minas Saúde. Apresentou também o êxito de sua experiência na Universidade de Uberlândia, no Plano Diretor de Atenção Primária
MELHOR PROFISSIONAL NA FINANÇA/2009 BRENO JOSÉ BARBOSA, casado com Lúcia Maria Frágola, com quem tem 2 filhos - Hugo e Vítor - é empresário. Em 2009, como diretor do Sicoob Credirural, movimentou ativo patrimonial superior a 50 milhões de reais com sobra líquida de um milhão, 553 mil, 743 reais e 6 centavos; como diretor da Cooperoeste, gerou 30 empregos dirversos; como vice-presidente da Adeel Alimentos participa desse projeto industrial de processamento de cortes suínos que vai gerar 80 empregos diretos e produção de 4 mil toneladas ano em um turno; como diretor da Coopercentral produziu 78.638 doses de sêmen/ano, gerando 7 empregos diretos. Fora isso, foi membro da Comissão de Suinocultura da Faemg.
MELHOR PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO/2009 MARIA DOLORES DOS SANTOS VASCONCELOS foi casada com José Flaviano de Vasconcelos com quem teve 6 filhos - Maria Cristina, Eloísa, Leonardo, Flaviana, Graziella e Diego, é diretora do Colégio Passos. Em 2009, a escola de Dolores, a mais antiga educadora em exercício da cidade, cresceu 66% em número de alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental. Destaque para o projeto Formação do Indivíduo, Transformação da Sociedade - Pará de Minas 150 anos, valorizando a arte, a cultura e 11 profissionais que fizeram e fazem a história da cidade; conquista dos 1º e 4º lugares na nacional Maratona Cultural Fiat; e participação do compositor e cantor Rubinho do Vale num trabalho da escola.
MELHOR PROFISIONAL NA INDÚSTRIA/2009 JOÃO VASCONCELOS DE ABREU, casado com Terezinha Fátima Souza com quem tem 3 filhos - Tarley, Marden e Harley - é empresário. Em 2009, João ampliou o parque industrial da Tamaha’s Confecções para uma sede própria de 1.000 metros quadrados, aumentando para 50 o número de empregos diretos. Fora isso, investiu na compra de maquinário de bordar de última geração, estamparia com mesas térmicas, polimizadura, impressão digital, também de última geração, e costuras modernas, atendendo a exigência do mercado e agilizando as entregas. Hoje, sua empresa atende a todos os setores do mercado, desde a tradicional criação de camisas personalizadas
FUNCIONÁRIO PADRÃO/2009 SÉRGIO DORIZETE DOS SANTOS, casado com Orlanda Ana da Silva com quem tem 2 filhos - Ana Verônica e Alexandre - é gerente da TVI. Em 2009, Dorí, como é mais conhecido, expandiu a cobertura da Tv. Integração de Pará de Minas na região, através da instalação de equipamentos mais modernos; coordenou a transmissão de vários eventos, como o Festa do Produtor de Papagaio e a Festa do Peão em Pitangui. Fora isso, supervisionou diversos projetos como o TVI Rural, o programa Talentos, o Jornal Integração, várias transmissões externas de peso e ainda se dedicou ao faturamento e controle financeiro da empresa.
MELHOR PROFISSIONAL NO ESPORTE/2009 ABADIA AUXILIADORA DO NASCIMENTO, casada com Antônio Elias Neto, um filho - Washington Rodrigo - é atleta. Em 2009, Abadia conquistou novos títulos para Pará de Minas, como Campeã Mineira de Luta do Braço no Brasileiro de Seleções Interclubes; campeã nas Copas Brasil, São Paulo, Open, Sudeste e Centro Oeste; campeã brasileira e recordista no arremesso de peso e disco; tri-campeã brasileira no arremesso de dardo e de halterofilismo; conquistou, em Porto Vivo, na Itália, 4 medalhas no 4 Mundial Categoria Deficientes, onde de todos os 1.748 atletas participantes foi a que mais subiu ao pódio. Fora isso, foi destaque nacional no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.
MELHOR PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO/2009 RODRIGO VARELA FRANCO, filho de Terezinha Sônia Varela e Alderico Franco, é economista, professor de inglês e comunicador. Em 2009, além do programa Opinião que há 12 anos está no ar pela TVI, Rodrigo ganhou a oportunidade de apresentar o programa musical Talentos, onde já foram mostradas cerca de 150 atrações musicais, não só de Pará de Minas, mas de toda a região. Ele também é o responsável por ancorar transmissões ao vivo desse canal de tv. Isso, sem dizer que ele é o apresentador oficial do concurso de beleza Garoto e Garota Piscina Wizard, além de outros eventos sociais, culturais e religiosos da cidade.
MELHOR PROFISSIONAL NO DIREITO/2009 CARLOS DONIZETTI FERREIRA DA SILVA, casado com Ana Cristina Valadão, com quem tem 3 filhos - Carlos Augusto, Ana Flávia e Ana Paula - é juiz e diretor do Foro da Comarca. Em 2009,
MELHOR PROFISSIONAL NA ARTE E CULTURA/2009 JOSÉ ROBERTO PEREIRA, filho de Maria do Carmo Rodrigues e Manuel Martins Pereira, é professor de Artes, escritor e diretor do Departamento de Ação e Difusão Cultural de Pará de Minas. Em 2009, seu livro A Joaninha foi adotado na rede pública de educação da cidade de Contagem. Em Pará de Minas, participou da produção de vários eventos onde se destacaram as 9 edições do Café com Arte,1º Parabenjamim, 1º Festival do Palhaço, 1º Festival de Cenas Curtas de Teatro e Dança, 1º Paraliteratura, 1ª Feira de Incentivo
MELHOR PROFISSIONAL NA PROMOÇÃO/2009 EULER FARIA GONÇALVES, duas filhas - Camila, fruto de um antigo relacionamento, e a recém-nascida Luiza, de seu atual relacionamento com Angelita Mendes – é locutor e apresentador. Em 2009, quando ainda era radalista, pela Espacial FM, Euler Faria realizou a 4ª Motoromaria
MELHOR PROFISSIONAL NO MEIO AMBIENTE/2009 JOSÉ HERMANO OLIVEIRA FRANCO, casado com Lirane Terezinha Silva da Rosa, com quem tem um filho – Salomão - é gerente administrativo da Ama Pangéia. Em 2009, José Hermano idealizou e implantou importantes projetos na cidade, como o de preservação das nascentes do Bariri, numa área de 13 hectares com o cuidado de plantar só espécies escolhidas para atrair pássaros, além de embelezar e manter a diversidade. Esse projeto tem caráter permanente e continua em atividade. Fora isso, criou o projeto parque da Serra do Cristo e está recuperando, de maneira permanente, áreas de mata ciliar no distrito de Matinha.
MELHOR PROFISSIONAL NA AGROPECUÁRIA/2009 ROSÁLIA FRANCO MARIOTTO, casada com o comerciante Roberto Marques Mariotto, com quem tem 3 filhos - Fernanda, Bruna e Gabriel - é suinocultora. Em 2009, no Estado do Paraná, ela foi escolhida em nível nacional, como um dos 3 melhores produtores de suínos do Brasil e a 1ª do Estado de Minas, após ser submetida e aprovada em vários quesitos. Mas, segundo ela, esse reconhecimento nada mais é do que uma boa parceria firmada entre ela, seus fornecedores, clientes e colaboradores.
MELHOR PROFISSIONAL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS/2009 WILSON DE OLIVEIRA JÚNIOR, filho de Alfar Lima e Nilson de Oliveira, é decorador e programador visual. Em 2009, Wilsinho como é mais conhecido, decorou vitrines e programou visualmente várias lojas de Pará de Minas e região, produziu catálogos de moda, coordenou e produziu vários desfiles, inclusive filantrópicos e eventos carnavalescos. Fora isso, decorou o Reveillon e o Forrobodó da Girus Disco Show e participou no cerimonial da noite Empresário do Ano da Ascipam, onde também dirige a coluna Moda e Cultura do house-organ da associação.
MELHOR PROFISSIONAL NA POLÍTICA/2009 VILSON ANTÔNIO DOS SANTOS, separado, dois filhos - Isabela e Vilson Júnior - é escriturário. Em 2009, Vilson do Padre Libério, como é mais conhecido, retornou ao Legislativo municipal com muita garra, mostrando realmente que é um homem do povo, voltado para os interesses coletivos. Entre os projetos de leis e de resoluções e mais de 200 requerimentos de sua autoria está o projeto que torna obrigatória a instalação de lixeiras nos ônibus locais. Fora isso, cumpriu com excelência a sua função de vereador, ao fiscalizar constantemente a execução dos recursos do município, sendo, inclusive, eleito para presidir a Câmara Municipal de Pará de Minas neste ano.
MELHOR PROFISSIONAL NA ASSISTÊNCIA SOCIAL/2009 MARIA ASSUNÇÃO PATROCÍNIO, viúva de José Patrocínio com quem teve 4 filhos - Ângela, Valdir, Wanderley e Geferson - é aposentada. Em 2009, o Restaurante da Criança do Recanto da Lagoa, o projeto Pequeno Cidadão que ela dirige, atendeu a mais de 500 crianças e adolescentes, através de doações, cursos e palestras. Seu trabalho é todo voltado para a parte social, educacional, esportiva e entretenimento, uma vez que essas crianças e adolescentes são filhos de pais e mães que trabalham fora e não têm com quem deixar seus filhos, muito menos dinheiro para pagar alguém para cuidar deles. Além disso, a cozinha do restaurante foi reformada e os banheiros da área externa foram construídos.
MELHOR PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO/2009 RENATO VASCONCELOS DE MELO, casado com Claudiana Faria Oliveira, com quem tem a filha Lara, é administrador de empresas e professor na Fapam. Em 2009, como administrador do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Renato buscou, com sucesso, recursos financeiros, através de aprovações de projetos junto ao governo de Estado. Com o lema Saúde não tem preço, mas tem altos custos que precisam ser gerenciados , ele construiu o novo Bloco Cirúrgico; implantou o PGRSS que gerencia o lixo hospitalar, evitando, assim, acidentes de trabalho e danos ao meio ambiente; treinou funcionários; reduziu custos e fez uma economia anual de 120 mil reais/ano com um novo fornecedor de gases medicinais.
MELHOR PROFISSIONAL NO COMÉRCIO/2009 GERALDO MAGELA DE MORAIS, casado com Marli Maria Maia, com tem 2 filhos - Alessandro e Guilherme - é comerciante. Em 2009, Geraldinho, como é mais conhecido, deu continuidade ao seu constante trabalho de levar satisfação total aos fiéis clientes. Para atender bem aos seus fregueses, não só de Pará de Minas, mas de toda a região, ele, que já oferece tira-gostos muito saborosos a preços baixos, melhorou ainda mais a infraestrutura do famoso Bar do Geraldinho, colocando um novo sistema de som, aparelhos de tv e deu início ao processo de informatização da Casa. Fora isso, renovou e capacitou a sua equipe de funcionários.
MELHOR PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL/2009 DANIELA FARIA AMARAL, filha de Ângela Faria e Fernando Antônio Amaral, é arquiteta e urbanista. Em 2009, realizou variados projetos na cidade como a Loja Lex, 2 galpões industriais no centro, duas lojas para a Ascicred, sendo uma em Antunes, casa de praia no Espírito Santo, reformas de apartamentos em Belo Horizonte, escritório da MMJ Contabilidade em Igaratinga, residência em Contagem, edifício misto em Pequi, casa de campo do cantor Marcelinho de Lima, em Ascenção, entre outras.

Mais da Gazeta

Colunistas