Todas as 6ªs feiras, na praça Simão da Cunha, em frente à entrada do Campo Paraense (próximo à Ponte Grande), tem sido realizada uma feirinha de pequenos produtores rurais que trabalham com produtos agroecológicos. O objetivo é proporcionar a esses produtores um contato direto com os consumidores para escoamento de seus produtos. Na verdade, a feira surgiu há aproximadamente 8 anos, mas como não tinha o apoio da prefeitura, os agricultores ficaram desmotivados e o evento foi perdendo força, até se extinguir. Mas agora a Emater tomou frente da feira e está em busca de melhorá-la, cada vez mais. A reportagem GP esteve no local, quando observou que há produtores expondo em barraca própria, mas há também aqueles que estão expondo os produtores sobre uma mesinha e até no capô de seus carros.
PREFEITURA? - Na oportunidade, a GAZETA conversou com a funcionária da Emater, Kênia de Moura e com a produtora rural, Daniela Leonel. Confira.
“Estamos buscando a reestruturação da feira, abrindo espaço para novos produtores. Estamos tentando uma parceria com a prefeitura, mas ainda não está nada certo”, diz Kênia de Moura, funcionária da Emater.
DIVULGAÇÃO - “Eu vi uma pequena placa aqui e procurei me informar para saber como fazia para participar. Aí, através da Emater, fiz o meu cadastro. Na 6ª feira, dia 6 de agosto, expus pela 1ª vez e, pelo que pude ver, não tem ainda nenhum incentivo ou divulgação. Muitos moradores de Pará de Minas não tem sequer conhecimento dessa feirinha. Como a cidade tem muitos pequenos produtores, nada mais justo do que estar proporcionando a nós uma maneira melhor de expormos os nossos saudáveis produtos”, garante Daniela.
MUDANÇA DE LOCAL - Fechando esta edição, a reportagem GP foi informada de que o vice-prefeito, Geraldinho Cuíca, fez uma visita ao local, prometendo levar aqueles produtores rurais para um local com maior visibilidade da população como a praça Torquato de Almeida.