A Identidade Jovem (ID), programa sancionado recentemente pelo Governo Federal, felizmente, já chegou a Pará de Minas, possibilitando acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. A ID tem validade de 30 dias, mas, após esse período, o documento pode ser revalidado, através de nova consulta. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com o coordenador do setor de vigilância e monitoramento socioassistencial, Jean Santos. Veja.
“Esse programa trará novos benefícios para a nossa juventude, de 15 a 29 anos, com renda familiar de até, no máximo, dois salários mínimos e que estejam cadastrados e com cadastro atualizado no município. O nosso cadastro já é conhecido como cadastro único, que é o cadastro de benefícios sociais do governo federal. As famílias que têm interesse em adquirir a Identidade Jovem devem procurar os seus Cras de referência. Em Pará de Minas hoje são 3 que ficam nos bairros Grão Pará, Santos Dumont e Centro. Os jovens que tiverem interesse em fazê-lo, devem ir acompanhados de seus pais, pois o responsável familiar tem de ter mais de 18 anos para assumir esse cadastro. Após o cadastro ser feito, o jovem terá seu NIS (Número de Identificação Social) gerado”, conta Jean.
COMO FAZER? – “O jovem deverá acessar o aplicativo na App Store ou IOS para baixá-los para smartphones ou ir a internet no site do ID Jovem para fazer a sua solicitação. A emissão é gratuita, feita na hora, e poderá ser utilizado impressa quanto no próprio aparelho smartphone, devendo apenas aparecer 30 minutos antes, na bilheteria de eventos sociocultural, esportivo ou de lazer; ou então, nos guichês de transporte coletivo e solicitar pagar apenas meia entrada. A ID tem um diferencial da carteirinha de estudante (que continua valendo), já que ela pode ser utilizada também por não estudantes. Fora isso, a ID dá acesso a duas vagas gratuitas em cada ônibus interestadual ou a meia passagem, caso as duas vagas gratuitas já estejam sendo utilizadas naquele ônibus. Nesse caso, o jovem poderá aguardar o próximo ônibus”.