Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE SEXUALIDADE NA JUVENTUDE - 25/10/2024

Em 1989, o jornal Gazeta pará-minense pensou em desenvolver um debate cultural em Pará de Minas, voltado principalmente para os jovens. Realizado mensalmente, com exceção do período de férias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), esse evento é apresentado pelo jornalista Bié Barbosa. Há um pequeno show, com músicos, contadores de história, atores, escritores, etc., seguido de um debate sobre um tema polêmico qualquer. No final, há sorteio de brindes para a platéia, através da sabatina ganha prêmio. Realizado sempre na última 5ª feira do mês, das 19h30min às 20h30min, para uma platéia mínima de 100 pessoas, em locais que se reciclam, anualmente.

O conhecimento acumulado sobre comportamentos sexuais, sobretudo após o advento da epidemia HIV/Aids, tem assinalado a importância da modelação social para a conduta sexual e, em especial, da interface entre esta e a saúde. Fenômenos considerados alarmantes, como o baixo índice de uso de contracepção entre os jovens e a gravidez na adolescência, merecem exame detido. Infelizmente, o aborto tem sido realizado em condições precárias entre as jovens pobres, mas em circunstâncias protegidas, para aquelas, de camadas sociais superiores. Sabedora da persistente má informação da juventude sobre o tema e atendendo a um pedido da Escola Estadual Manoel Batista, o GP Jornal realizou ali, na noite do último dia 25, o 256º Grande Papo, com o tema escolhido pelos alunos da própria escola: Sexualidade na Juventude. A abertura desse tradicional evento GP teve a participação da cantora e empresária Gabi Marra, acompanhada do músico Léo Faria. Os debatedores convidados, dessa vez, foram a psicóloga, psicogerontóloga e sexóloga clínica Gilwanya Ferreira e a ginecologista e obstetra Marisa Lara. No fim do debate, a reportagem GP conversou com eles, que falaram sobre esse evento GP, que funciona como matéria extracurricular nas escolas de Pará de Minas e região. Confira.
“Eu acho de extrema importância este evento, ainda mais agora em que eu participei e pude ver, ao vivo, que ainda é uma informação que achamos que está aí para todo mundo e que todo mundo já sabe, mas não sabe, não é? Ou seja, ainda existem muitas dúvidas e eu acho que o Grande Papo deve continuar levando informação para essa galera aí, já que o Google não está dando conta de fazer isso (risos). Sobre a minha participação neste Grande Papo afirmo que gostei bastante e acho que a música sempre agrega ao evento. Foi uma delícia,” agradece a cantora Gabi.

SEXO NÃO É SEXUALIDADE - Leia agora a opinião da debatedora, psicóloga, psicogerontóloga e sexóloga clínica Gilwanya Ferreira.
“Acho o Grande Papo muito importante, pois ele é uma aproximação que temos com os jovens e hoje o esclarecimento sobre sexo e sexualidade vai fazer toda a diferença. Eu senti um pouquinho de desconhecimento sobre a sexualidade, porque os alunos voltaram-se apenas para o lado sexual. Mas, pouco a pouco, pode-se ir introduzindo e conscientizando todos esses jovens sobre a necessidade de mudança de hábito. Não é o ato sexual, mas a prática da sexualidade que pode levar ou não ao ato sexual. Mas gostei demais, muito, mesmo! Eu fui menos indagada e, por isso, falei menos, porque o tema é desconhecido por eles, já que foi a 1ª vez que estamos falando sobre a sexualidade e eles se confundiram, mas isso muito natural. Entretanto, espero que, mais pra frente, a gente possa participar novamente, até que esse assunto se torne um hábito em todas as escolas,” sonha Gilwanya.

CONHECIMENTO - Veja agora o que disse a debatedora, ginecologista e obstetra Marisa Lara. Confira.
“Eu acho o Grande Papo muito importante, pois ele é uma forma de a gente estar perto dos jovens, que estão incentivados a buscar conhecimento. Eu gostei muito e acho que trata-se de um evento muito interessante. Isso é muito saudável,” elogia Marisa. 

GANHA PRÊMIO - “Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os ótimos presentes doados pelas empresas parceiras desse projeto GP.

A mesa debatedora, da E p/ D: o jornalista Bié Barbosa, a cantora Gabi Marra, a psicóloga, psicogerontóloga e sexóloga clínica Gilwanya Ferreira e a ginecologista e obstetra Marisa Lara




Mais da Gazeta

Colunistas