Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2079
11/07/2025


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE AS DROGAS - 26/06/2025

Em 1989, o jornal Gazeta pará-minense pensou em desenvolver um debate cultural em Pará de Minas, voltado principalmente para os jovens. Realizado mensalmente, com exceção do período de férias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), esse evento é apresentado pelo jornalista Bié Barbosa. Há um pequeno show, com músicos, contadores de história, atores, escritores, etc., seguido de um debate sobre um tema polêmico qualquer. No final, há sorteio de brindes para a platéia, através da sabatina ganha prêmio. Realizado sempre na última 5ª feira do mês, das 19h30min às 20h30min, para uma platéia mínima de 100 pessoas, em locais que se reciclam, anualmente.

Drogas são toda e qualquer substância capaz de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas de um organismo. Dessa maneira, um analgésico ou um antiácido, frequentemente tomados para melhorar mal-estar, as bebidas e o cigarro também são considerados drogas. Entretanto, o termo drogas é erroneamente usado para definir apenas as substâncias ilícitas, ligadas ao tráfico e ao mundo do crime. Todas elas, porém, podem causar dependência.  No brasil, há uma grande quantidade de drogas proibidas, mesmo que sejam para tratamento médico, porque a regulamentação ou não de determinadas drogas varia de acordo com a legislação de cada país. No dia 26 de junho, das 19H às 20H30, foi realizado na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães o 261º Grande Papo, cujo tema foi As Drogas. A plateia bateu recorde, se comparada com a última vez em que o evento foi realizado ali, em novembro de 2024. A abertura desse evento GP contou com a participação da dupla formada por Arthur Gaede Diniez e João Lourenço Freitas Silva que não tinha nome artístico ainda, mas foi criado durante o evento, por meio de uma votação feita pelo jornalista Bié Barbosa. Assim, o nome mais votado pela plateia foi Gaede & Lourenço. Eles tocaram músicas de ritmos variados, quando a plateia cantando bonito e batendo palmas para os dois. Para debatedores foram convidados o barbeiro, diretor de turismo e evangelizador Juninho J R, que não deixou que aquela escola fosse fechada, quando ele exercia o cargo de vereador. Em sua apresentação, ele recebeu, merecidamente, uma homenagem da diretora Patrícia Aparecida Martins. Juntamente com ele, o outro debatedor foi o comandante da GCM - Guarda Civil Municipal, Lucas Costa.

1ª VEZ - No fim do debate, a reportagem conversou com os quatro convidados, que falaram sobre esse evento GP, que funciona como indispensável matéria extracurricular nas escolas. Confira as opiniões dos cantores Arthur Gaede Diniz e João Lourenço Freitas Silva.

“Achei o Grande Papo muito incrível! Esta foi a 1ª vez que eu vim. Gostaria de ter vindo nas anteriores e pretendo vir nas próximas, porque é muito importante passar informações como essas para as pessoas. E gostei muito de ter vindo,” agradece Arthur.

EVENTO COM MÚSICA - “Achei importante ter música antes do evento começar, porque a música acaba ficando um pouco esquecida. E ela, querendo ou não, transforma o ambiente. A gente pôde ver aqui hoje que o pessoal da plateia ficou bem mais entusiasmado. Então, acho muito importante a participação dos músicos, como o Arthur e eu, bem como os outros que ainda participação do Grande Papo. Enfim, achei tudo muito legal, muito legal mesmo. Obrigado,” comenta Lourenço.

MAIOR MISSSÃO - Veja agora a opinião do barbeiro, diretor de turismo e evangelizador Juninho J R.

“Acho de extrema importância este assunto, que tem que ser discutido, pirncipalmente nesta data, dia 26, quando é comemorado o Dia Internacional do Combate às Drogas. E essa forma que a GAZETA faz o evento, tão descontraída, como uma bate-papo, com perguntas e resposta. Acabei de ouvir, depois do debate, o testemunho de uma mãe, que me procurou aqui, para dizer que ficou emocionada com o que é dito por mim. E a gente vem de coração, pois essa é a minha maior missão: levar para as pessoas aquilo que fez com que o Juninho se tornasse a pessoa que ele é hoje, para que outras pessoas não vivam, nem façam o que ele fez. No mais, a GAZETA pode contar sempre comigo neste evento. Eu tenho muita admiração pelo Bié,” avalia Juninho.

IMPORTÂNCIA - E por fim, leia agora a opinião do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Lucas Costa, vencedor do concurso Garoto Phytness, em 2013.

“Muito bacana essa ideia do Grande Papo, pois ele é de extrema importância. Eu acompanho os temas que são debatidos no Grande Papo e são temas do cotidiano. Aí, a GAZETA traz a possibilidade de educar os estudantes ouvintes. Para nós da segurança pública isso é muito importante, porque impacta diretamente. O Grande Papo de hoje, relacionado às drogas, está diretamente relacionado à nossa função. Gostei de todas as perguntas que foram feitas, porque elas foram bem pertinentes e acredito que eu pude passar para eles da melhor forma, para que eles pudessem entender, de fato, sobre o assunto. No mais, muito obrigado pelo convite,” agrade Lucas.

GANHA PRÊMIO - “Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os presentes doados pelas empresas parceiras desse projeto GP. Foram sete no total, seis para a plateia e um para a direção da escola. Porém, a diretora da escola, Patrícia Aparecida Martins, doou o presente recebido para uma aluna portadora de deficiência chamada Paloma Alves de Freitas, que ficou muito emocionada. A direção deste GP Jornal agradece o apoio de:


A mesa diretora do Grande Papo, da E p/ D: os cantores, João Lourenço e Arthur Gaede, o barbeiro, diretor de turismo e evangelizador Juninho J R, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Lucas Costa, e o jornalista Bié Barbosa





Mais da Gazeta

Colunistas