Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2051
20/12/2024


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO - 28/11/2024

Em 1989, o jornal Gazeta pará-minense pensou em desenvolver um debate cultural em Pará de Minas, voltado principalmente para os jovens. Realizado mensalmente, com exceção do período de férias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), esse evento é apresentado pelo jornalista Bié Barbosa. Há um pequeno show, com músicos, contadores de história, atores, escritores, etc., seguido de um debate sobre um tema polêmico qualquer. No final, há sorteio de brindes para a platéia, através da sabatina ganha prêmio. Realizado sempre na última 5ª feira do mês, das 19h30min às 20h30min, para uma platéia mínima de 100 pessoas, em locais que se reciclam, anualmente.

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO

O abuso e a exploração são formas silenciosas e cruéis de violência contra crianças e adolescentes. Geralmente, são praticados por pessoas queridas, da confiança da família da vítima, o que torna o problema ainda mais complexo e velado. Infelizmente, a maioria dos casos não chega a ser denunciado, por medo das vítimas de serem expostas. Sendo assim, a vítima carrega esse segredo por longo tempo ou pelo resto de sua vida, sofrendo de forma reiterada e silenciosa. Os efeitos são devastadores, como mudanças comportamentais, baixa autoestima e dificuldades de estabelecer vínculos afetivos. No Brasil, o Disque 100, criado pela secretaria de direitos humanos da Presidência da República recebe, encaminha e monitora esse tipo de denúncia. Diante disso, o GP Jornal realizou na noite de 28 de novembro, na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, o 257º Grande Papo, último deste ano, com mais um tema escolhido pela escola. A abertura desse evento GP teve a participação do Grupo Sonata, com Paulo Faria, Jaqueline Santos e Silvério Neto. Os debatedores convidados foram a psicóloga psicanalista Jaquelina Moreira e o advogado criminalista Alair Silva. No fim do debate, a reportagem conversou com eles, que falaram sobre esse evento GP, que funciona como matéria extracurricular nas escolas de Pará de Minas e região. Confira a opinião de Jaqueline Moreira.

“Vejo o Grande Papo como um canal importante, que leva informação e esclarecimento sobre assuntos oportunos e necessários. Foi um momento de boas partilhas, quando tive a oportunidade de levar esclarecimentos, tirando dúvidas do público, representado por uma maioria jovem. E também pude agregar e ampliar muito meus conhecimentos com as falas e colocações dos outros colegas que estavam compondo a mesa, juntamente comigo. Um momento muito enriquecedor,” aplaude Jaqueline.

ALTO NÍVEL – Veja agora a opinião do advogado criminalista, Alair Silva.

“É com muita alegria que eu vejo essa realização da GAZETA PARÁ-MINENSE que, durante muitos anos, vem promovendo o Grande Papo, que é extremamente importante para esclarecer alguns assuntos. Os temas que são debatidos, principalmente para uma grande parte da nossa sociedade que ainda não compreende, pois são leigos em certos assuntos. Serve também para esclarecer, formar opiniões e também - por que não dizer? - que o Grande Papo também estimula um debate, estimula os jovens a debaterem ideias, formarem opiniões, acerca de um determinado assunto. Eu vejo com muita alegria e considero muito importante esse trabalho que a GAZETA PARÁ-MINENSE realiza, com maestria! Em relação ao debate de hoje foi um tema muito propício, por ser atual e as pessoas têm muito ainda desconhecimento acerca do que seja abuso ou exploração, seja infantil, de adolescentes e até mesmo de pessoas vulneráveis. Então, veio em boa hora, para esclarecer. A minha participação correu de maneira tranquila, porque deu para eu informar as pessoas, acerca das diversas formas e do que caracteriza um abuso, uma exploração infantil, além e principalmente da tipificação penal, para as pessoas terem ciência do que seja abuso e também das consequências legais para o abusador, da pessoa que comete o crime. A debatedora, Jaqueline Moreira, é muito bem preparada, muito tranquila, excelente profissional e também explicou  muito bem, acerca dos sintomas e das consequências traumáticas daqueles(as) que são abusados(as). Foi um debate de alto nível e muito importante para a sociedade e espero ser convidado para fazer parte de outros,” sugere Alair.

SERVIÇO SOCIAL - Veja agora o que disse a psicóloga e cantora Jaqueline Santos. 

“O Grande Papo da GAZETA PARÁ-MINENSE é mais do que um evento, é um serviço social prestado à toda a comunidade de Pará de Minas, pois não apenas leva conhecimento aos alunos e colaboradores das escolas, mas também para toda a população, por meio da disseminação da informação! Importante ressaltar: informação correta e imparcial. Participar do Grande Papo é, para mim, sempre motivo de alegria, pois o aprendizado é grande e valioso! Estar presente neste evento GP é uma oportunidade de crescimento e de evolução, além de conhecer pessoas incríveis e profissionais excepcionais de diversas áreas,” enaltece Jaqueline.

EXTRACURRICULAR - Veja também o que disse o músico Silvério Neto. Confira.

“O Grande Papo é de suma importância para a sociedade, pois, além de ser um evento informativo, ele traz, de forma descontraída, temas importantes que merecem destaque no nosso meio. Acredito, inclusive, que esse evento deveria fazer parte da grade escolar, por ser ampliador de conhecimento. Foi a 1ª vez que eu participei do Grande Papo e fiquei muito feliz! Não sabia da dinâmica do evento, apesar de ele existir há anos. Aqui, hoje, também aprendi coisas que eu não sabia e percebi que ainda existe pessoas que querem fazer a diferença no mundo, sem almejar status. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto cultural e que venham muito mais e agradeço pela confiança na minha participação,” elogia Silvério.

FRUTÍFERO - E por fim, leia agora a opinião do que disse o professor e músico Paulo Faria. 

“Eu acho muito bom, muito importante o Grande Papo, porque ele leva interação, reúne as pessoas, mostrando conhecimento, aonde todos aprendem um pouco dos assuntos muito bons apresentados. Gosto muito do Bié sempre dar oportunidades para a minha equipe tocar, mostrar um pouco do nosso talento. Gosto também de conhecer novas pessoas e elas conhecendo a gente também. Foi tudo muito bom, proveitoso e frutífero,” avalia Paulo.

GANHA PRÊMIO - “Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os ótimos presentes doados pelas empresas parceiras desse projeto GP. A direção deste GP Jornal agradece o apoio.

A mesa diretora do Grande Papo. Da E p/ D: o jornalista Bié Barbosa, o advogado criminalista Alair Silva, a psicóloga psicanalista Jaqueline Moreira, a cantora e psicóloga Jaqueline Santos e o músico Silvério Neto




Mais da Gazeta

Colunistas